Comunidade PEN, chegou sua vez de perguntar sobre o painel A atuação da Dataprev no fortalecimento do cenário nacional de Processo Administrativo Eletrônico! ![]()
Se ficou alguma dúvida ou curiosidade, escreve aqui nos comentários.
A equipe e os palestrantes estão acompanhando e prontos pra ajudar. Vamos conversar? ![]()
![]()
Como um órgão pode fazer para ter seu SEI na Dataprev? Órgãos que já têm SEI podem “migrar”? Tem órgãos que não podem?
Tem que fazer licitação ou esse serviço é especifico pode fazer dispensa
Sara, se sua instituição segue a Lei 14133, é por dispensa de licitação. Se for pela Lei 13303, inexigibilidade.
Prezada,
No âmbito da Suframa, há interesse em proposta comercial do serviço apresentado no evento. Solicito, por gentileza, entrar em contato pelo e-mail: jafe.cordeiro@suframa.gov.br
Cordialmente,
@DANIELE_UNO, corre aqui! ![]()
(Dani tá de férias…)
Ítalo já vai fazer contato contigo, @JAFE_PRAIA_LIMA_CORD
Pergunta feita pelo mediador da palestra. O texto a seguir corresponde à transcrição da fala extraída do vídeo da apresentação, reescrita com o apoio da inteligência artificial:
Quanto custa para aderir o SEI pela Dataprev?
A pergunta foi respondida pelo palestrante, e o texto a seguir corresponde à transcrição da resposta extraída do vídeo da apresentação, reescrita com o apoio de inteligência artificial.
O Modelo de negócio do serviço em SaaS com três tamanhos P, M e G. Usamos um deles, e agora tem o PP também. Todos esses valores a Dani vai passar, com os preços atuais, tá?
E assim, até por conta dessa infraestrutura que está sendo instalada na Dataprev, dentro dos parceiros, a gente está buscando utilizar esses serviços de nuvem da parceria.As bases não sairão das dependências do datacenter da Dataprev, isso tem que ficar claro hoje. Todas as bases rodam lá.
O padrão que a gente usa hoje é Oracle, de base de dados, mas já estamos atuando com outros modelos junto aos parceiros, tipo MySQL e SQL Server, e outras questões do tipo.
O que vocês querem saber e a Dani vai passar é sobre a questão da migração. A gente estava analisando caso a caso até o momento, mas agora estamos fechando um modelo de negócio único para atender essa questão da migração.
É um modelo de negócio flexível, que permita calcular rapidamente e definir os valores para emissão de proposta. Esses valores novos são para ambientes novos, que vêm sem legado.
Hoje estamos com quatro tamanhos, a partir da semana retrasada com o novo modelo:
PP, em torno de 19 mil;
P, cerca de 26 mil mensais;
M, entre 54 e 56 mil;
e o G, atualmente em 70 mil por mês.
Réplica do mediador:
O texto a seguir corresponde à transcrição da fala extraída do vídeo da apresentação, reescrita com o apoio da inteligência artificial:
E como é feita essa essa métrica? O que enquadra um órgão em PP, P, M e G ?
A métrica hoje a gente vê por número de usuários com sessões ativas diariamente e documentos criados por ano.
O PP é até 250 usuários diários e até 350 mil documentos por ano. Só uma observação, Dani: quando falamos em usuários, 250 sessões diárias são simultâneas.
Às vezes, o órgão tem 500, 600 usuários cadastrados, mas pode se enquadrar nessa faixa, porque estamos falando de uso simultâneo. Isso não limita a quantidade de usuários cadastrados, apenas monitora a quantidade de usuários ativos naquele dia.
Os valores estão assim:
-
PP: 19.443;
-
P: até 400 usuários por dia, até 550 mil documentos por ano, valor 26.813;
-
M: até 1.000 usuários ativos por dia, com até 1,5 milhão de documentos por ano, valor 46.129;
-
G: até 1.800 usuários por dia, com até 2,5 milhões de documentos por ano, valor 70.339.
Tréplica do mediador:
O texto a seguir corresponde à transcrição da fala extraída do vídeo da apresentação, reescrita com o apoio da inteligência artificial:
Uma pergunta importante é: Contratei um pacote P e passei da minha cota de usuários simultâneos ou de documentos. É aquele negócio: Não pagou eu vou derrubar tudo?
Não, se esse uso passar a ser contínuo, ou seja, ultrapassando o limite, a única coisa que a gente não pode garantir é o SLA a partir dali, mas o serviço vai continuar ativo e se isso passar a ser uma constante, o órgão pode, enfim, aditar o contrato e passar para um tamanho superior.
A pergunta foi respondida pelo palestrante, e o texto a seguir corresponde à transcrição da resposta extraída do vídeo da apresentação, reescrita com o apoio de inteligência artificial.
Pode ser feito o contato com a Dataprev ou com o PEN, e nós vamos orientando o passo a passo. Nós fazemos a apresentação do serviço, eu (Dani) passo um check-list contendo todos os procedimentos que precisam ser realizados: é necessário pegar as credenciais com o PEN, além da autorização do PEN para contratar o SEI com a Dataprev. Seguimos esse check-list ao longo da contratação.
O órgão elabora o termo de referência temos modelos que podem ser usados como base e faz a assinatura do contrato. Após a assinatura, trabalhamos com um prazo de 30 dias para disponibilizar a URL funcionando para o cliente. Estamos buscando reduzir ainda mais esse prazo com a utilização de parceiros multi-nuvem.
Depois disso, é feita a integração com o AD/LDAP, e o órgão já fica apto a realizar toda a configuração de negócios. Hoje, o sistema já está pronto para que a configuração de negócio seja realizada
Pergunta feita pelo mediador da palestra. O texto a seguir corresponde à transcrição da fala extraída do vídeo da apresentação, reescrita com o apoio da inteligência artificial:
E os órgãos que já têm o SEI, podem migrar também se necessário?
Como eu falei, estamos fazendo a migração do SEI MGI, do Confea e do ICMBio, e estamos fechando o modelo de negócio que atenda a qualquer outra migração que venha surgindo, com algumas propostas já prontas para emissão.
Nesses casos de migração a gente tá falando de um pacote customizado, né? Então não é necessariamente dentro dessa precificação que você colocou aí.
Isso, essa precificação é para ambientes novos. O que vem com migração já vem com um legado, com uma base de dados já consistente, suas especificidades e a gente tem que avaliar, caso a caso, o tipo de base de dados o tamanho.
Quais principais desafios enfrentados pela Dataprev nessa jornada? Quais são as perspectivas futuras no âmbito da atuação da Dataprev nesse cenário nacional?
O maior desafio hoje é conseguir fazer essas migrações de base para a Dataprev e, ao mesmo tempo, manter nossas equipes disponíveis para as demandas. Acho que conhecer a infraestrutura do SEI hoje é a parte mais complicada para a TI. Temos algumas pessoas que já conhecem bem esse ambiente e estão tentando treinar mais pessoas para dar suporte cada vez melhor nessa questão de sustentação.
Outro desafio importante é implantar as atualizações constantes saiu a versão 4.1.5 e já veio a 5 na sequência e acompanhar essa velocidade de atualização.
Para o futuro, a ideia é expandir ainda mais o uso do SEI para quem ainda não tem, melhorar os serviços, trabalhar na melhoria do modelo de negócio, implementar mais soluções e módulos, e integrar o SEI dentro da solução de gestão de preservação como um todo, junto com outras soluções.