Erro "Illegal string offset 'municipio'" no Módulo Login Único 1.0.4 (SEI 4.1.5) em Homologação

Prezados,

Estamos com dificuldades na etapa de homologação do Módulo Login Único GovBr (versão 1.0.4) em nosso ambiente SEI (versão 4.1.5).

A instalação do módulo ocorreu sem erros, porém, ao realizar o fluxo de login com um usuário de teste (ambiente de homologação do SEI e do Módulo), o processo falha. Após a autenticação no Gov.br e o redirecionamento de volta ao SEI, o usuário se depara com uma página em branco.

Analisando os logs do SEI, identificamos o seguinte erro principal, que parece ser a causa raiz do problema:

Erro: Falha no processamento da solicitação.
Detalhes:
Exception: 'Warning: /opt/sei/web/modulos/loginunico/views/form_cadastro_atualizar_loginunico.php linha:333.
Illegal string offset 'municipio'
' in /opt/infra/infra_php/Infra.php:266
Stack trace:
#0 /opt/sei/web/modulos/loginunico/views/form_cadastro_atualizar_loginunico.php(333): infraGerarExcecao(2, 'Illegal string ...', '/opt/sei/web/mo...', 333, Array)
#1 /opt/sei/web/modulos/loginunico/controlador_loginunico.php(15): require_once('/opt/sei/web/mo...')
#2 /opt/sei/web/modulos/loginunico/LoginUnicoIntegracao.php(150): require_once('/opt/sei/web/mo...')
#3 /opt/sei/web/SeiIntegracao.php(144): LoginUnicoIntegracao->processarControladorExterno('usuario_loginun...')
#4 /opt/sei/web/controlador_externo.php(83): SeiIntegracao->executar('processarContro...', 'usuario_loginun...')
#5 {main}

Este erro de “Warning” parece interromper a execução e causa um segundo erro (que explica a página em branco):

Exception: 'Warning: /opt/infra/infra_php/InfraPagina.php linha:4195.
Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /opt/infra/infra_php/InfraPagina.php:991)

O que já tentamos:

• Nossa suspeita inicial foi a falta de dados de endereço no perfil de testes do Gov.br (Homologação). Solicitamos ao usuário de teste que acessasse seu cadastro no Gov.br e preenchesse todos os campos, incluindo Município, Cidade, etc.

Mesmo após a confirmação do preenchimento desses dados, o erro Illegal string offset 'municipio' persiste exatamente da mesma forma.

• Cenário de Sucesso (Mesclagem): Identificamos que o fluxo funciona perfeitamente em um cenário específico:

• Quando um usuário externo já possui um cadastro prévio e completo no SEI.
    • E o e-mail deste cadastro SEI é o mesmo e-mail do cadastro Gov.br.

Neste caso, ao logar via Gov.br, o sistema solicita a unificação/mesclagem das contas. Após o aceite, o usuário acessa o SEI normalmente.

Dúvida / Conclusão:

Com base nos testes, o erro Illegal string offset 'municipio' (na linha 333 do form_cadastro_atualizar_loginunico.php) está restrito ao fluxo de criação de um novo usuário ou atualização de dados pós-login.

O fluxo de mesclagem de contas existentes não apresenta o problema.

Alguém já enfrentou isso? Parece ser um problema específico no tratamento dos dados de endereço (município) vindos da API de homologação do Gov.br apenas durante a instanciação do formulário de cadastro/atualização, e não no fluxo de mesclagem.

Agradeço qualquer orientação para finalizarmos o processo de homologação.

Prezado Rafael,
Não tratamos de dúvidas técnicas nesta plataforma. A Central de Atendimento do PEN/ProPEN é o canal oficial de suporte aos usuários das soluções do PEN e nossa equipe técnica estará à disposição para te ajudar. Para um atendimento rápido e eficaz, abra um chamado no Portal de Serviços clicando neste link: https://portaldeservicos.gestao.gov.br/pt/.
Atenciosamente,
Equipe do PEN

1 curtida

Olá,…
Entendido. Achei que aqui também seria um fórum de dúvidas/problemas além de informações.
Mas já abri chamado lá no https://portaldeservicos.gestao.gov.br/pt/ também. Aguardando resposta.
Obrigado.

1 curtida

Mas acho que pode ficar o post aqui para a discussão sim, @Rafael. A ideia é justamente apresentar a situação problema e podermos apresentar como ela foi tratada e como foi solucionada.
Então, se alguém estiver passando pelo mesmo problema, compartilha com a gente aqui e quando a gente resolver o chamado do @Rafael, a @camila.pen coloca uma cópia da resposta aqui, pra ajudar quem precisar no futuro. Que tal?

1 curtida

Confirmando a informação dada em resposta ao chamado:

• O endpoint que retorna essa informação foi descontinuado pela Secretaria de Governo Digital (SGD), área resp0nsável pelo Login GOV.BR, em homologação.
  • Ele segue ativo em produção, mas de fato gera erro em homologação.
  • Embora não seja ideal, recomenda-se produzir a evidência de sucesso para possibilitar a entrada em produção usando um cadastro preexistente (basta um login no sistema usando GOV.BR).
  • Como não há relato do erro em produção, não deve dar problema.
1 curtida