Prezados,
Estamos com dificuldades na etapa de homologação do Módulo Login Único GovBr (versão 1.0.4) em nosso ambiente SEI (versão 4.1.5).
A instalação do módulo ocorreu sem erros, porém, ao realizar o fluxo de login com um usuário de teste (ambiente de homologação do SEI e do Módulo), o processo falha. Após a autenticação no Gov.br e o redirecionamento de volta ao SEI, o usuário se depara com uma página em branco.
Analisando os logs do SEI, identificamos o seguinte erro principal, que parece ser a causa raiz do problema:
Erro: Falha no processamento da solicitação.
Detalhes:
Exception: 'Warning: /opt/sei/web/modulos/loginunico/views/form_cadastro_atualizar_loginunico.php linha:333.
Illegal string offset 'municipio'
' in /opt/infra/infra_php/Infra.php:266
Stack trace:
#0 /opt/sei/web/modulos/loginunico/views/form_cadastro_atualizar_loginunico.php(333): infraGerarExcecao(2, 'Illegal string ...', '/opt/sei/web/mo...', 333, Array)
#1 /opt/sei/web/modulos/loginunico/controlador_loginunico.php(15): require_once('/opt/sei/web/mo...')
#2 /opt/sei/web/modulos/loginunico/LoginUnicoIntegracao.php(150): require_once('/opt/sei/web/mo...')
#3 /opt/sei/web/SeiIntegracao.php(144): LoginUnicoIntegracao->processarControladorExterno('usuario_loginun...')
#4 /opt/sei/web/controlador_externo.php(83): SeiIntegracao->executar('processarContro...', 'usuario_loginun...')
#5 {main}
Este erro de “Warning” parece interromper a execução e causa um segundo erro (que explica a página em branco):
Exception: 'Warning: /opt/infra/infra_php/InfraPagina.php linha:4195.
Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /opt/infra/infra_php/InfraPagina.php:991)
O que já tentamos:
-
Nossa suspeita inicial foi a falta de dados de endereço no perfil de testes do Gov.br (Homologação). Solicitamos ao usuário de teste que acessasse seu cadastro no Gov.br e preenchesse todos os campos, incluindo Município, Cidade, etc.
Mesmo após a confirmação do preenchimento desses dados, o erro
Illegal string offset 'municipio'persiste exatamente da mesma forma. -
Cenário de Sucesso (Mesclagem): Identificamos que o fluxo funciona perfeitamente em um cenário específico:
- Quando um usuário externo já possui um cadastro prévio e completo no SEI.
- E o e-mail deste cadastro SEI é o mesmo e-mail do cadastro Gov.br.
Neste caso, ao logar via Gov.br, o sistema solicita a unificação/mesclagem das contas. Após o aceite, o usuário acessa o SEI normalmente.
Dúvida / Conclusão:
Com base nos testes, o erro Illegal string offset 'municipio' (na linha 333 do form_cadastro_atualizar_loginunico.php) está restrito ao fluxo de criação de um novo usuário ou atualização de dados pós-login.
O fluxo de mesclagem de contas existentes não apresenta o problema.
Alguém já enfrentou isso? Parece ser um problema específico no tratamento dos dados de endereço (município) vindos da API de homologação do Gov.br apenas durante a instanciação do formulário de cadastro/atualização, e não no fluxo de mesclagem.
Agradeço qualquer orientação para finalizarmos o processo de homologação.