FAQ ParticiPEN

1. O que é o ParticiPEN?

O ParticiPEN é uma plataforma digital pensada para promover o debate colaborativo entre os Órgãos Usuários das soluções do Processo Eletrônico Nacional (PEN).

2. Quem pode usar o ParticiPEN?

Inicialmente, a ferramenta permitirá a participação dos colaboradores dos órgãos e entidades usuários das soluções do PEN.

3. Como faço para me cadastrar?

Basta acessar o site do ParticiPEN e realizar autenticação via gov.br.

No primeiro acesso o usuário deverá complementar o cadastro realizando o preenchimento de um formulário com informações sobre o órgão em que atua, a função que ocupa e as soluções que utiliza.

4. É necessário ter conta gov.br para participar?

Sim. O ParticiPEN utiliza como único método de autenticação a conta do gov.br.

5. Quais são os tipos de tópicos ou discussões disponíveis?

O ParticiPEN é organizado em categorias, que correspondem às soluções do Processo Eletrônico Nacional (PEN).
Dentro de cada categoria, os usuários podem acessar tópicos de discussão existentes ou criar novos tópicos, caso o assunto ainda não tenha sido abordado.

De modo geral, os tópicos tratam de dúvidas e debates relacionados ao uso das soluções do PEN.

6. Como posso acompanhar uma discussão ou tópico?

Você pode:

• Seguir categorias ou tópicos específicos;
  • Ativar notificações por e-mail ou no navegador;
  • Responder ou curtir mensagens de outros participantes.

7. Posso criar uma nova categoria ou abrir um novo tópico?

O ParticiPEN é um fórum moderado, o que significa que apenas administradores ou moderadores têm permissão para criar novas categorias.

Por outro lado, a criação de tópicos dentro das categorias já existentes está liberada para todos os usuários da plataforma.

8. O que é permitido ou proibido na plataforma?

A participação deve seguir as regras de convivência e moderação, que geralmente incluem:

• Respeito aos demais participantes;
  • Proibição de discursos de ódio, fake news, spam ou linguagem ofensiva;
  • Uso responsável da plataforma para fins de discussões relacionadas às soluções geridas pelo PEN.

Casos de desrespeito podem levar à advertência, suspensão temporária ou banimento da ferramenta.

9. Como é feita a moderação dos debates?

A moderação pode ser feita por:

• Moderadores da equipe do PEN;

• Ferramentas automáticas da plataforma, que detectam palavras inadequadas, spam e comportamentos abusivos.

10. Posso acessar o ParticiPEN pelo celular?

Sim. A plataforma é responsiva, ou seja, funciona perfeitamente em navegadores de dispositivos móveis.

Também pode ser acessada pelo app Discourse Hub, disponível nas lojas Android e iOS.

11. Onde posso tirar dúvidas ou relatar problemas?

Você pode utilizar a categoria Feedback do Site ou registrar um chamado em nossa Central de Atendimento.

12 É possível abrir chamados para os produtos utilizando o ParticiPEN?

O ParticiPEN não é utilizado para abertura de chamados dos produtos do PEN.

Se você precisa registrar um chamado, acesse o Portal da Central de Atendimento.

Aqui no ParticiPEN, o espaço é dedicado à troca de experiências e ao bate-papo sobre as soluções do PEN.