IA aplicada ao Processo Eletrônico: Anatel e TCE-SP

Olá, Comunidade PEN! :waving_hand:
Este tópico é exclusivo para as dúvidas da palestra IA aplicada ao Processo Eletrônico: Anatel e TCE-SP.
Tem algo que não ficou claro? Manda aqui nos comentários! Nossa equipe e os palestrantes estão acompanhando e vão responder o quanto antes. :speech_balloon::woman_detective:

O código fonte desses módulos de IA (ANIA) será disponibilizado para a comunidade?

No caso de documentos digitalizados (inclusive manuscritos), a ANIA consegue buscar essas informações dentro do SEI?

O módulo da ANIA para o SEI já está disponível?

Ele é compatível com qual versão do SEI?

Posso usar a IA para criar editais ou documentos do zero? Ou só analisar processos?

Existe alguma segurança no uso da IA que impeça de fazer ou criar algo errado? Usa aprendizado supervisionado?

A IA do Sei consegue retirar informações de documentos que não tem OCR?

A pergunta foi respondida pelo palestrante, e o texto a seguir corresponde à transcrição da resposta extraída do vídeo da apresentação.

R: Fabio Correa

Para ter a ANIA no seu órgão, basta enviar um e-mail com o ofício da maior autoridade do órgão solicitando para o tribunal uma cooperação com a ANIA e esse acordo contempla todo o código fonte da ANIA para que vocês possam usar, baixar, instalar, alterar - e se alterar e melhorar subir de volta no git que a gente tem compartilhado, que a gente libera o acesso. Por isso colaborativo, né? Se a gente se juntar vamos conseguir desenvolver ainda mais. Então só enviar o e-mail para presidencia@tce.sp.gov.br.

A pergunta foi respondida pelo palestrante, e o texto a seguir corresponde à transcrição da resposta extraída do vídeo da apresentação, reescrita com o apoio de inteligência artificial.

" R: Fábio Corrêa
Depende, né? Mas acho que, a princípio, sim, porque a gente usa OCR para poder ler. Claro que, se for uma receita médica, não sei… mas provavelmente sim."

R: Ney
É, pré-oficializado, sim, e com recursos multimodais — porque a gente ainda não implementou isso na Anatel, mas conseguiria também. Agora, o manuscrito é um desafio grande, porque muitas redes não lidam bem com manuscritos.

Mas, com recursos multimodais, quando tivermos essas ferramentas ativas — em que você pode colar, por exemplo, prints, telas, imagens, figuras e conversar com a imagem —, esses documentos também conseguiriam ser processados.

Acho que a IA que mais gera bons resultados para manuscritos e outros OCRs de documentos antigos é o Mistral, que é francesa. Mas é possível, sim, que com certas evoluções a gente tenha esses recursos disponíveis."

A pergunta foi respondida pelo palestrante, e o texto a seguir corresponde à transcrição da resposta extraída do vídeo da apresentação, reescrita com o apoio de inteligência artificial.

R: Fábio
A gente está testando na última versão, na versão 5 do SEI. Hoje ela roda na 4.1, alguma coisa, mas até agora os testes na versão 5 também mostraram que não tem nenhum problema."

A pergunta foi respondida pelo palestrante, e o texto a seguir corresponde à transcrição da resposta extraída do vídeo da apresentação.