Sugestão de Melhoria - Tamanho dos Arquivos

Prezados, boa noite!

Durante o cadastro de um novo tipo de solicitação, identificamos uma limitação no funcionamento atual do sistema. A unidade de negócio solicitou o cadastro de 60 tipos de arquivos externos do SEI como opcionais, de forma que o cidadão apenas realize o upload daqueles que achar pertinente. Essa configuração tem como objetivo garantir que os documentos sejam enviados ao SEI com a nomenclatura correta.

Com base nessa necessidade, iniciei o cadastro dos tipos de documentos conforme definido, informando as extensões permitidas e o tamanho máximo por tipo de arquivo. No entanto, foi observado que, ao definir um tamanho máximo de um arquivo, por exemplo 500 MB, o sistema passa a “reservar” essa volumetria, impedindo o cadastro de outros tipos de arquivos com o mesmo limite.

Na prática, esse comportamento inviabiliza a criação de múltiplos tipos de arquivos opcionais com volumetria máxima elevada, além de impedir que o cidadão gerencie livremente como deseja utilizar o limite total de upload disponível na solicitação.

Como possível solução, sugere-se que o controle de volumetria seja realizado apenas no nível da requisição, considerando o limite total permitido (atualmente 600 MB), e não por tipo de documento. Dessa forma, seria possível cadastrar diversos tipos de arquivos externos sem que haja a reserva prévia de espaço, permitindo que o cidadão distribua a volumetria conforme sua necessidade no momento do envio.

Como sugestões de melhoria, propõe-se:

• Remover a obrigatoriedade de definição de volumetria máxima por tipo de arquivo opcional/obrigatório ou manter apenas o controle do limite total de upload por solicitação;

• Disponibilizar ao cidadão um indicador visual que informe quanto de volumetria já foi utilizada e quanto ainda resta disponível até atingir o limite máximo permitido.

Isso tornaria o processo mais flexível, intuitivo e alinhado às diferentes necessidades dos cidadãos.

Prezados, boa noite!

Complementando a situação apresentada anteriormente, foi identificado que a plataforma realiza, por padrão, apenas uma única sincronização dos dados de Tipos de Documento, Tipos de Processo e Unidades do SEI no momento da criação de cada tipo de solicitação.

Após a criação, foram realizados ajustes nas nomenclaturas das unidades no SEI e tentei atualizar essas informações na plataforma. No entanto, os dados permaneceram desatualizados.

Também foi realizada a tentativa de localizar alguma funcionalidade que permitisse a ressincronização desses dados após a criação do tipo de solicitação, porém não foi identificada tal opção. Ao que tudo indica, trata-se de uma regra da própria plataforma, uma vez que, ao criar um novo tipo de solicitação, o sistema realizou novamente o sincronismo e passou a apresentar as informações atualizadas do SEI.

Entretanto, os tipos de solicitação já existentes permaneceram com os dados antigos, sem possibilidade de atualização.

Esse comportamento acaba exigindo a recriação de tipos de solicitação apenas para que os dados do SEI sejam atualizados, o que gera retrabalho e aumenta o risco de inconsistências na configuração da plataforma.

Como sugestão de melhoria, propõe-se a inclusão de uma funcionalidade que permita a ressincronização manual dos dados do SEI (Tipos de Documento, Tipos de Processo e Unidades) nos tipos de solicitação já criados, ou ainda a implementação de rotinas automáticas de atualização, garantindo que as informações permaneçam atualizadas sem a necessidade de recriação das solicitações.